Cueca, a dança oficial chilena

Você conhece Cueca? Não a roupa íntima, a dança? Sim, ela é o baile nacional do Chile desde 1979. É um estilo derivado da Zamacueca Peruana. A música possui uma linha melódica. Ela se constitui assim, devido à forma de dançar: um casal que está em uma conquista amorosa. A moça e o rapaz dançam em círculos com voltas e meia-voltas - interrompidas por algumas coreografias.

A música é geralmente interpretada por duas vozes que são acompanhadas por violão, harpa, piano, acordeão e pandeiro. Pode faltar qualquer instrumento, porém o violão é fundamental, assim como as palmas do público que incentivam os casais que dançam nas ramadas.

Diz-se que cueca vem da expressão clueca (choca), palavra usada para nomear uma galinha quando vai incubar seus ovos, o que significaria que a dança simboliza o assédio que o galo faz à galinha.

A dança já obteve várias ramificações e personalizações. Entretanto, os estilos mais conhecidos são:
- Cueca nortina: a principal diferença é que a música não é cantada, somente instrumentada;
- Cueca chilota: os passos são mais curtos e a voz do cantor tem mais importância sobre os instrumentos.

Agora que já sabes mais sobre a dança nacional do Chile, te arriscas a dar uma palinha dançando Cueca?

Reunião sobre a Global Trip

Nessa quarta-feira, 31 de Agosto, no Auditório Humberto Campos, às 19 horas,
aqui na ESPM-Sul, vai acontecer a reunião para pais e alunos sobre a Global Trip.
Nesta reunião, a equipe da Global Jr. falará sobre a viagem e também fornecerá
informações adicionais a respeito da programação.


É muito importante que todos compareçam pois é o momento de esclarecer detalhes e especificações do funcionamento da viagem, datas e visitações. Da mesma forma, a equipe da Global Jr. estará à disposição para o esclarecimento de dúvidas.


Também, haverá nessa data, a presença de uma representante da empresa CVC, responsável pelo agenciamento e operação da viagem. Quem quiser sanar dúvidas acerca de contratos, pagamentos, prazos e demais detalhes técnicos pode aproveitar a oportunidade.


Para obter mais informações, ou confirmar presença, bastar mandar um email para: mktglobaljr@espm.br


Informações:


Telefone: 3218.1408
Data: 31/08/2011
Local: Auditório Humberto Campos, Prédio B, ESPM-Sul;
Endereço: Rua Guilherme Schell, 350 – Porto Alegre


Apareçam!

Gastronomia típica

Desvendar um novo país com olhos de viajante é sempre um desafio. Nessas horas, o prisma da gastronomia pode ser um forte aliado para conhecer a cultura de um povo. Descubra que a culinária do Chile é tão diversa quanto suas paisagens.

Apesar de possuir alguns alimentos bem tradicionais como milho, peixe e frutos do mar, as características da cozinha chilena variam de acordo com a região do país. Sua culinária possui uma forte influência da cultura espanhola e dos países vizinhos, com destaque para a tradição indígena do Peru.
Entre os pratos populares está a empanada, uma espécie de pastel que pode ser frita ou assada, recheada com carne e cebola ou com queijo e mariscos. Outro sucesso nacional é a cazuela, que tem características específicas de acordo com a localidade onde a preparam. A diferença se dá principalmente pelos ingredientes utilizados nesse tipo de sopa em cada região.

Culinária por Regiões

O litoral do Chile é um paraíso para os apreciadores de pescados e frutos do mar. Com uma extensa costa, apresenta uma grande variedade deste tipo de alimento. O Mercado Central de Santiago é visita obrigatória. Outra boa opção é ir até Viña del Mar desfrutar da ótima infraestrutura e dos muitos restaurantes do balneário.
A região patagônica é marcada pelo consumo de cordeiro e ostiones – um tipo de marisco. No norte chileno são mais populares os ceviches e as Papas a la Huancaina – um prato de origem peruana. Já na parte centro-sul, dominam as receitas com diversos tipos de carnes e as humitas – que se assemelham a pamonhas.

Escolha seu vinho

Independente do prato pelo qual você optar, existe um vinho à altura para harmonizar os sabores. Apesar dos mais famosos vinhos chilenos serem os tintos; para acompanhar os pescados locais, os brancos são os vencedores. Na dúvida consulte o garçom, como bom chileno ele vai indicar uma combinação para marcar o país na memória de suas papilas!

A ditadura militar no Chile

Na segunda metade do século XX vários países latino-americanos passaram por um período não-democrático. A ditadura chilena é uma das mais emblemáticas. No final da década de 1990 voltou a ter repercussão mundial com a prisão do General Augusto Pinochet, preso ao fazer uma viagem para Londres em 1998, para um tratamento de saúde.
Pinochet foi detido pela justiça inglesa, atendendo a uma solicitação de um juiz espanhol que desejava sua extradição para que respondesse, em um tribunal da Espanha, pelo desaparecimento de cidadãos daquele país sumidos no Chile após o golpe de 1973. Alegando problemas de saúde, Pinochet conseguiu protelar sua condenação. Seu falecimento, em 2006, encerrou mais um capítulo desse importante momento da história chilena.

ANTECEDENTES

Assim como o Brasil, o Chile passou por um período de industrialização e desenvolvimento econômico em meados do século XX. Nesse processo, empresas estrangeiras aproveitaram para lucrar com a exploração de suas riquezas, sobretudo minérios, como o cobre.

Durante os anos 1960, partidos políticos com propostas voltadas a atender demandas sociais passaram a ganhar importância. As propostas se dividiam entre aqueles que apoiavam uma revolução no modelo da experiência cubana e aqueles que defendiam a utilização das vias democrático-partidárias e das reformas políticas como instrumento de transformação.

O governo de Eduardo Frei, nessa mesma época, chegou à presidência do Chile com um frágil conjunto de reformas que não alcançou os objetivos esperados. Comunistas e socialistas se mobilizaram em torno da Unidade Popular, partido que acabou elegendo o presidente Salvador Allende.

Allende optou por seguir uma política independente em relação aos Estados Unidos e defendeu a nacionalização das empresas norte-americanas que se encontravam no país. Assim, setores políticos conservadores e as autoridades norte-americanas passaram a ver com receio as propostas do novo presidente. Além disso, o governo de Allende teve que enfrentar uma crise do cobre no mercado internacional, que, na época, representava uma boa parcela da economia chilena.

Essa diminuição dos preços do cobre acarretou em uma elevação no preço dos alimentos mediante a forte dependência da economia chilena em relação a seus recursos minerais. Aproveitando da situação desfavorável, os Estados Unidos e os conservadores chilenos instigaram a organização de manifestações contrárias ao governo Salvador Allende. Um grupo de militares golpistas, então, se formou com o objetivo de tomar o poder dos socialistas.

O GOLPE

Quase dez anos após o golpe militar que instaurou a ditadura no Brasil, as Forças Armadas do Chile organizaram um golpe que pretendia depor o presidente Salvador Allende. Era setembro de 1973. Allende tentou resistir até o ultimo momento, cometendo suicídio quando o grupo de militares promoveu a invasão do Palácio La Moneda. A dúvida sobre o suicídio de Allende pairou até recentemente, com a exumação de seu corpo e a descoberta de evidências que atestam a veracidade.

Augusto Pinochet tornou-se Presidente. Seu governo ficou marcado como um dos mais violentos regimes ditatoriais latino-americanos. Dados indicam que cerca de 60 mil pessoas foram mortas ou desapareceram, e 200 mil abandonaram o país durante o período em que esteve no poder. Apenas no final da década de 1980, as pressões políticas internacionais e internas passaram a desestabilizar a ditadura chilena. Em 1988, um plebiscito previsto na Constituição negou a renovação do mandato de Pinochet.

No ano seguinte, novas eleições presidenciais levaram Patrício Aylwin Azocar, da frente política oposicionista, popularmente conhecida como “Concentración”, ao poder. A partir de então, o Chile viveu um processo de redemocratização marcado pela denúncia e punição dos militares envolvidos com crimes políticos. Entretanto, Pinochet continuava no poder como chefe do Exército, cargo deixado em 1998 quando assumiu o posto de senador vitalício.

Conheça a capital do Chile, Santiago

Que Santiago é a capital do Chile, todo mundo sabe. O que talvez você não saiba é que a cidade é a sétima mais habitada da América Latina e uma das 45 maiores áreas metropolitanas do mundo. Estatísticas respeitosas, não?
A cidade é o centro cultural, administrativo, industrial e financeiro do país. Ela abriga os principais organismos governamentais, como o Palácio de La Moneda (ver pontos turísticos no fim do post). Em 1541, Santiago foi fundada pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia, que iniciou a conquista do Chile. Em 1818, foi palco da independência do país, fato que culminou em sua definição como capital da nação chilena. Porém, só a partir da crise de 1929 que a cidade se desenvolveu significativamente, com a criação do Bairro Cívico em torno do Palácio de La Moneda. Desde então, Santiago não parou de crescer, o que proporcionou a condecoração como Gran Santiago.



Em termos geográficos, a cidade está localizada próxima a um dos cartões postais mais bonitos do mundo (deixando a imparcialidade de lado), a latino-americana Cordilheira dos Andes. Por conta disso, Santiago recebe muitos turistas no inverno que vão à capital chilena em busca de diversão, como o esqui na neve, e dos famosos vinhedos locais. Devido ao clima mais frio, a uva cresce em condições especiais, o que torna os vinhos chilenos consagrados internacionalmente.
Santiago, cidade que visitaremos em outubro, é um ótimo destino para apreciarmos o mosaico que é nosso continente.


Confere aí as nossas sugestões de pontos turísticos para conhecer na capital do Chile!

Pontos Turísticos de Santiago:
- Municipalidade de Santiago (prefeitura da Comuna de Santiago)
- Mercado Central
- Museo de La Solidariedad
- La Chascona(antiga residência de Pablo Neruda)




Rumo ao Chile

Entre os Andes e o Pacífico existe um país, estreito no mapa, mas rico em cultura e possibilidades para quem o visita. É no Chile que vamos pousar em outubro.
Alunos da ESPM-Sul fazem parte do grupo que vai cruzar a cordilheira em busca de conhecimento, experiências profissionais e, também, diversão.
Pode parecer clichê dizer isso, mas o Chile é um país de contrastes que se estende do deserto de Atacama – o lugar em que menos chove no mundo – aos confins gelados da Patagônia.
Dividido em 15 regiões, tem 4.300 km de extensão com uma média de largura de apenas 180 km. Com destinos tão variados, quem visita o Chile pode optar por conhecer sua exuberante natureza, experimentar a culinária local ou descobrir mais sobre sua rica história.
Até outubro vamos publicar uma série de posts sobre nosso destino, mostrando um pouco do que vamos ver em terras chilenas.
Nosso objetivo é compartilhar informações e preparar o terreno para a viagem.
Saiba mais sobre a Global Trip e conheça o nosso roteiro.
Não deixe de acompanhar nosso blog. Toda semana vamos ter novidades por aqui.

Entrevistas

Quinzenalmente a equipe do Blog Global Trip ESPM-Sul fará entrevistas com quem irá para o Chile. 

Veja o vídeo de apresentação:




Acompanhe as entrevistas:

Entrevista com o Prof. Christian Tudesco, Coordenador da Global Jr.

 

Entrevista com o Prof. Sérgio Wollmann, Diretor do Curso de Relações Internacionais da ESPM-Sul



Entrevistas com alunos que vão participar da Global Trip









O que é?

A Global Jr. ESPM promove, desde 2009, uma viagem internacional anual para os alunos da Escola, a Global Trip ESPM. O foco dessa experiência é acadêmico, pois além de conhecer um novo país e interagir com a sua cultura, fazem parte do roteiro visitas a:

·   empresas locais que tenham se tornado internacionais, ou que estejam se preparando para isso;

·   empresas estrangeiras que tenham filiais no país;

·  entidades governamentais, como a embaixada brasileira localizada no país visitado;

·   universidades parceiras, ou em potencial, para recepção de alunos da ESPM-Sul.


Global Trip ESPM 2011 – Chile, lá vamos nós!


Em 2011, o destino da Global Trip ESPM será o Chile. Durante nossa viagem, iremos conhecer empresas como
Concha y Toro e Petrobras. Não irão faltar momentos para visitar pontos turísticos do país e degustar a culinária típica chilena.

Os pré-requisitos para participar da Global Trip ESPM são: estar matriculado em algum curso de graduação da faculdade e ser maior de 18 anos.

Se você tiver interesse em mais informações, é só enviar um e-mail para mktglobaljr@espm.br, entrar em contato com Luana através do telefone 3218.1408 ou ainda visitar a sede da Global Jr. na ESPM-Sul.

Conheça também nosso
roteiro.

Roteiro




PRIMEIRO DIA: 11 de Outubro – Terça-Feira

15h15 – Saída de Porto Alegre;

22h30 – Chegada em Santiago;

23h - Chegada ao Hotel Leonardo da
Vinci e acomodações nos quartos.

SEGUNDO DIA: 12 de Outubro – Quarta-Feira

9h30– Café da Manhã;

11h– City Tour;

TERCEIRO DIA: 13 de Outubro – Quinta-Feira

8h - Café da manhã;

10h30 - Saída do hotel para a visita;

11h- Visita à Embaixada Brasileira;

14h30– Visita à Petrobras;

20h– Jantar.

QUARTO DIA: 14 de Outubro – Sexta-Feira

9h – Café da manhã;

9h30 – Saída do hotel;

10h30 – Visita á vinícola Concha y Toro e vinhedos;

19h– Retorno ao hotel;

20h – Noite livre.

QUINTO DIA: 15 de Outubro – Sábado

9h – Café da Manhã;

10h – Saída para Viña Del Mar;

12h30 – Almoço com o grupo em Valparaíso;

14h – Tarde livre;

17h – Retorno à Santiago.

SEXTO DIA: 16 de Outubro – Domingo

9h – Café da manhã;

10h – Manhã livre;

13h – Almoço;

15h – Tarde livre em Santiago;

20h – Jantar em restaurante típico com o grupo.

SÉTIMO DIA: 17 de Outubro – Segunda- Feira

8h - Café da manhã;

9h – Saída do Hotel;

12h40 – Saída do voo Santiago – SP;

21h12 – Chegada em Porto Alegre.
Observação: O roteiro está sujeito a pequenas
modificações conforme a disponibilidade de
horários das empresas.