Festa Global Trip ESPM 2011

Faltam poucos dias para embarcar rumo ao Chile. Pensando nisso, foi organizada uma festa para a integração do grupo que vai participar da Global Trip ESPM 2011.

Veja o vídeo com momentos do evento e entrevistas com alunos dos cursos de Relações Internacionais e Jornalismo:


Fotos




O Chile em verso e prosa



"Oh, Chile, largo pétalo
de mar y vino y nieve,
ay cuándo
ay cuándo y cuándo
ay cuándo
me encontraré contigo,
enrollarás tu cinta
de espuma blanca y negra en mi cintura,
desencadenaré mi poesía
sobre tu territorio."

Falar de literatura chilena remete, invariavelmente, ao autor dos versos acima: Pablo Neruda.
Embora ele seja o escritor mais conhecido mundo afora, as letras chilenas trazem outros nomes que deixaram sua marca.

No início do século XX, as vanguardas artísticas modificavam a arte na Europa. Vicente Huidobro foi um dos precursores desses movimentos na América Latina.
Foi o criador do Criacionismo, sendo essencial para a formação literária  de poetas como Federico Garcia Lorca.
O criacionismo de Huidobro deriva de um poema no qual ele pergunta aos poetas porque cantar a rosa, se antes deveríamos fazê-la florir no poema, comparando o poeta a um pequeno Deus. Huidobro rompe com todos os padrões lógicos até então aparentemente aceitos. A inspiração fica em liberdade, as palavras emancipam-se e o inconsciente ordena o novo mundo expressivo. Ele introduz novas formas de escrever e pensar literatura.


Em meados do século XX, ganha destaque o nome de Gabriela Mistral, que além de poetisa, foi diplomata e defensora do feminismo. Em 1945, ela recebeu o Nobel de Literatura.
Sua poesia trata sobre o amor de mãe, memórias pessoais dolorosas e o amor em geral.
A notoriedade a obrigou a abandonar o ensino para desempenhar diversos cargos diplomáticos na Europa. Seu interesse pelo outro, pelo afeto e pela humanidade lhe trouxe reconhecimento e a possibilidade de defender seus ideais pelo mundo. 

Neftalí Ricardo Reyes Basoalto nasceu em 1904. O poeta chileno mais conhecido adotou o nome Pablo Neruda em homenagem ao poeta tcheco Jan Neruda e ao francês Paul Verlaine.
Em sua juventude brinca com o modernismo e, no ano de 1927, começa sua carreira diplomática, morando em diversas partes do mundo. Nestas viagens, conhece diversas pessoas importantes do mundo cultural como Garcia Lorca.
Em 1936, com a Guerra Civil Espanhola, Neruda se comove e compromete-se com o movimento republicano. A morte do amigo Garcia Lorca e os acontecimentos na Espanha o fazem a produzir textos com temáticas políticas e sociais.
Em 1943, é eleito senador da República. Seus discursos inflamados o levam a ser perseguido pelo governo e é exilado na Europa.
Em outubro de 1971, recebe o Prêmio Nobel de Literatura.
Durante o governo do socialista Salvador Allende, é designado embaixador na França. Doente, retorna para o Chile em 1972. Em 23 de setembro do ano seguinte, morre de câncer. Muitos dizem que sua morte se deve à desilusão com o golpe sofrido por Allende, pois faleceu poucos dias após o acontecimento.

Atualmente, a autora mais conhecida em produção na literatura chilena é Isabel Allende.
Sobrinha do ex-presidente Salvador Allende, Isabel mora nos Estados Unidos e faz sucesso com romances como "A Casa dos Espíritos" e "Do amor e de Sombras", que tiveram grande sucesso literário e também no cinema.
"Paula" é o testemunho contado na primeira pessoa sobre a morte de sua filha.  O livro percorre a vida da escritora e os acontecimentos que a marcaram. Em "Meu país inventado", Isabel fala do Chile e da saudade de um país que não pode mais recuperar.





DICAS DE FILMES:

O Carteiro e o Poeta 




A Casa dos Espíritos