Encantados por Valparaíso e Viña del Mar


O quinto dia de viagem foi marcado por um belo passeio a Valparaíso e Viña del Mar. Na parte da manhã, os alunos percorreram, de ônibus, uma média de 120km. Foi só chegar em Valparaíso para comprovar a beleza do local. A combinação dos diversos morros que enfeitam a cidade junto do maior porto do Chile mostra o porquê da cidade ter sido instituída Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Valparaíso é banhada pelo Oceano Pacífico e, como polo portuário, movimenta milhões de pesos por ano.  A cidade, que já é colorida pelas casas que marcam as ruas de cada morro, fica ainda mais charmosa com os diversos quadros e lembranças que são vendidos nas feiras artesanais da cidade.

Assim como Santiago, capital do Chile, Valparaíso também foi casa do poeta Pablo Neruda. Ele, em 1959, procurava um lugar tranquilo e inspirador para escrever. Valparaíso, com certeza, era a melhor opção.
Depois dos alunos se deslumbrarem com a vista do porto e comprarem suas lembranças do local, partiram em direção a Viña del Mar. Comuna que ficaria a minutos de Valparaíso.

Em Viña del Mar, a primeira parada foi no relógio de flores localizado no Paseo Alessandri. Aquele foi o primeiro cartão de visitas que os futuros internacionalistas receberam da “Cidade Jardim” – como é chamada pelos chilenos. Ela é o exemplo típico de um município que vive do turismo. Outros exemplos de atividades turísticas de Viña del Mar são o Festival de la Canción, que ocorre no mês de fevereiro, e o Festival de Cine de Viña del Mar, em outubro.
O almoço acompanhado da tarde livre para admirar o mar do Pacífico marcaram o período que estiveram em Viña del Mar. No fim da tarde, a rota escolhida para a volta a Santiago percorreu o topo dos morros das cidades visitadas. Uma ótima forma dos estudantes se despedirem do passeio que seria o penúltimo da Global Trip 2011.