Santiago é apaixonante!

Santiago já havia nos conquistado na noite de ontem, terça-feira, assim que chegamos. Mas foi só amanhecer que pronto: todos se encantaram mais ainda por essa cidade! O segundo dia da viagem serviu para os alunos conhecerem a capital do Chile com o city tour guiado por Haroldo - como o chileno prefere ser chamado por brasileiros.

Iniciamos o roteiro pela principal avenida da cidade que carrega consigo várias peculiaridades. Por exemplo, a rua muda de nome quatro vezes ao longo de seu percurso. Por quê? A cada província que ela cruza recebe uma nova nomeação. No seu subsolo, um trem que é um dos principais meios de transporte da cidade. A avenida também possui uma arquitetura muito bem estruturada e preparada para terremotos e tremores. Mais de 85% dos prédios da capital são antissísmicos. O que explica os poucos estragos em Santiago pelo terremoto que aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2010.

No passeio conhecemos vários pontos históricos da cidade que ilustravam os momentos marcantes que a capital chilena passou. Como, por exemplo, o Palácio de La Moneda, local muito lembrado pela época de totalitarismo de Augusto Pinochet sobre o país. A cada local novo e marcante de Santiago que a galera conhecia, mais se ouvia a frase: "Eu quero morar aqui!".

A paixão dos alunos tem explicação: Santiago é bem limpa. Você caminha, caminha e caminha e encontra uma que outra latinha de refrigerante no chão. Outro motivo, é a mescla - muito bem feita - entre arquitetura antiga e moderna. Os prédios mais tradicionais têm fortes referências da arquitetura francesa, resultado de jovens de classe alta que estudaram na frança nos seculos XVIII e XIX. Já os prédios novos, impressionam, principalmente, por sua altura. Inclusive, o prédio mais alto da América Latina está sendo construído aqui em Santiago.

Pra terminar o city tour, o pessoal subiu no Mirante do Morro de San Cristobal e ficou mesmerizado com a vista que o lugar proporcionava. O friozinho de lá de cima e o sol que fazia sombra nas árvores e prédios só confirmava a hegemonia das sensações sentidas: Santiago é apaixonante!

Confira a reportagem:


Confira a galeria de fotos.