Cueca, a dança oficial chilena

Você conhece Cueca? Não a roupa íntima, a dança? Sim, ela é o baile nacional do Chile desde 1979. É um estilo derivado da Zamacueca Peruana. A música possui uma linha melódica. Ela se constitui assim, devido à forma de dançar: um casal que está em uma conquista amorosa. A moça e o rapaz dançam em círculos com voltas e meia-voltas - interrompidas por algumas coreografias.

A música é geralmente interpretada por duas vozes que são acompanhadas por violão, harpa, piano, acordeão e pandeiro. Pode faltar qualquer instrumento, porém o violão é fundamental, assim como as palmas do público que incentivam os casais que dançam nas ramadas.

Diz-se que cueca vem da expressão clueca (choca), palavra usada para nomear uma galinha quando vai incubar seus ovos, o que significaria que a dança simboliza o assédio que o galo faz à galinha.

A dança já obteve várias ramificações e personalizações. Entretanto, os estilos mais conhecidos são:
- Cueca nortina: a principal diferença é que a música não é cantada, somente instrumentada;
- Cueca chilota: os passos são mais curtos e a voz do cantor tem mais importância sobre os instrumentos.

Agora que já sabes mais sobre a dança nacional do Chile, te arriscas a dar uma palinha dançando Cueca?

1 Response
  1. Amigos,
    Estou escrevendo a todos os meus seguidores nessa reta final, espero que não se incomode. Falta apenas 1 mês e meio para o término do TOPBLOG.

    Meu blog está concorrendo ao TOPBLOG 2011 na categoria sustentabilidade.
    Conto com o voto de todos.
    Para votar, visite o link abaixo e confirme sua escolha (não basta clicar em "votar")
    http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=19130455

    Para quem escolhe o perfil "email", não esqueça de digitar nome e endereço de email e só então, clicar em "votar". No dia seguinte, chega uma mensagem de confirmação mandando clicar em outro link para confirmar seu voto. Se não abrir esse email, o voto não é computado.

    Para quem vota pelo perfil do twitter, não pode apenas retuitar a mensagem como parece ser pela descrição do site TOPBLOG. Também deve clicar no botão "votar" do link e confirmar o voto pelo perfil cadastrado no twitter em outra janela que abre imediatamente.

    Parece complicadinho, e é um pouco na verdade, mas depois que se entende o processo, faz sentido.

    Um grande abraço,
    Carolina