Gastronomia típica

Desvendar um novo país com olhos de viajante é sempre um desafio. Nessas horas, o prisma da gastronomia pode ser um forte aliado para conhecer a cultura de um povo. Descubra que a culinária do Chile é tão diversa quanto suas paisagens.

Apesar de possuir alguns alimentos bem tradicionais como milho, peixe e frutos do mar, as características da cozinha chilena variam de acordo com a região do país. Sua culinária possui uma forte influência da cultura espanhola e dos países vizinhos, com destaque para a tradição indígena do Peru.
Entre os pratos populares está a empanada, uma espécie de pastel que pode ser frita ou assada, recheada com carne e cebola ou com queijo e mariscos. Outro sucesso nacional é a cazuela, que tem características específicas de acordo com a localidade onde a preparam. A diferença se dá principalmente pelos ingredientes utilizados nesse tipo de sopa em cada região.

Culinária por Regiões

O litoral do Chile é um paraíso para os apreciadores de pescados e frutos do mar. Com uma extensa costa, apresenta uma grande variedade deste tipo de alimento. O Mercado Central de Santiago é visita obrigatória. Outra boa opção é ir até Viña del Mar desfrutar da ótima infraestrutura e dos muitos restaurantes do balneário.
A região patagônica é marcada pelo consumo de cordeiro e ostiones – um tipo de marisco. No norte chileno são mais populares os ceviches e as Papas a la Huancaina – um prato de origem peruana. Já na parte centro-sul, dominam as receitas com diversos tipos de carnes e as humitas – que se assemelham a pamonhas.

Escolha seu vinho

Independente do prato pelo qual você optar, existe um vinho à altura para harmonizar os sabores. Apesar dos mais famosos vinhos chilenos serem os tintos; para acompanhar os pescados locais, os brancos são os vencedores. Na dúvida consulte o garçom, como bom chileno ele vai indicar uma combinação para marcar o país na memória de suas papilas!